O PODER DAS PLANTAS MEDICINAIS


                    O  PODER  DAS PLANTAS  MEDICINAIS

    Muito é dito sobre as qualidades das plantas que as tornam ótimos remédios naturais. É interessante notar também que essa técnica vem ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas por diversas razões, é mais barata, mais fácil de fazer e consumir, e o melhor é natural e por isso não causa dependência como os remédios laboratoriais.
 
  O uso de plantas para tratar doenças é tão antigo quanto a história da humanidade, mas saber conservar e usar cada tipo é fundamental para garantir que o remédio funcione.
Com relação a saúde, muitas das plantas da natureza são utilizadas em forma de chás. São diversas as propriedades medicinais encontradas nas ervas, as quais promovem efeitos benéficos para o corpo. Aprender um pouco desta cultura é uma maneira de cuidar da saúde.Sucos calmantes, compressas, infusões cicatrizantes e xaropes estão entre os remédios caseiros que podem ser preparados em casa com ervas medicinais.

Imagem relacionada
Com certeza, já deve ter ouvido falar em açúcares, óleos essenciais, lipídios etc. Esses aditivos são encontrados nas composições das plantas e são responsáveis pelos benefícios que elas nos proporcionam

Existem outros princípios ativos muito importantes para à nossa saúde, como: glicosídios cardiotônicos e cardioativos, alcaloides, glicídios e terpenos.



Glicídios

Eles também são conhecidos como carboidratos e são muito abundantes na natureza e necessários para uma boa manutenção do nosso organismo. Existem glicídios de diversos tipos, porém alguns mais significativos que outros. Entre eles estão os açúcares, mucilagens e a inulina.
·         Açúcares: São carboidratos simples, que dão tonificação e disposição aos sistemas do nosso corpo. São facilmente encontrados nas frutas;
·         Mucilagem: Possui uma consistência gelatinosa e costumam se acumular no tegumento externo das sementes. Além disso, esse tipo de glicídio tem a capacidade de reter água, inchando e aumentando de tamanho. Por essa razão atuam como laxantes mecânicos, que acalmam tosses e tratam alterações na pele. Como exemplos de plantas que possuem a mucilagem, podemo citar a malva, babosa e tília;
·         Inulina: Um tipo de carboidrato que é bem tolerado por pessoas que possuem a doença diabetes. Como exemplo está a chicória e o dente-de-leão.

Lipídios

Conhecidos como gorduras, os lipídios têm a função de fortalecimento de energia das células, por isso são indispensáveis na nossa dieta. O grupo mais importante de substâncias lipídicas de origem vegetal são os óleos. Esses, por sua vez, possuem propriedades laxantes, hipolipemiantes, isto é, que reduzem o colesterol, e também emolientes. Como exemplo, o óleo de prímula, de borragem e o azeite de oliva.

Terpenos

Uma das mais conhecidas classes dos terpenos são os óleos essenciais, que são misturas complexas e responsáveis pelo odor das plantas. Além disso, exercem um efeito antisséptico, antiespasmódico, expectorante, carminativo e digestivo. Por todas essas propriedades, plantas como camomila, hortelã, anis, eucalipto e cravo, podem servir para a manutenção de uma vida saudável, isso se as doses forem controladas, caso contrário podem ser tóxicas e afetar o sistema nervoso.

Alcaloides

O café, guaraná, jaborandi e outros itens são considerados alcaloides, pois funcionam como calmantes, sedativos, estimulantes, analgésicos e anestésicos. As doses de plantas com essa característica devem ser feitas moderadamente, a fim de que problemas como intoxicação não venham ocorrer.

Glicosídios cardiotônicos e cardioativos

Plantas que possuem em suas composições as propriedades glicosídio cardiotônico e cardioativo, podem influenciar no bom funcionamento do coração, tendo em vista que dilatem as artérias coronárias, fortalecendo os vasos capilares. Apesar disso, ainda aumentam a força contrátil do coração, regulando o seu ritmo. Um exemplo de planta com esses poderes é a dedaleira.

Precauções


Apesar das plantas possuírem propriedades benéficas ao nosso organismo, é imprescindível que as pessoas que desejam ingerir os preparos com elas conheçam seus efeitos colaterais e principalmente as dosagens corretas, evitando assim diversos problemas secundários. E todos os tratamentos iniciados com essas especiarias devem ser contatos ao seu médico de confiança, para que ele acompanhe e saiba como agir sempre que se fizer necessário.

Comentários

  1. gosto muito de tomar um chazinho .e realmente os remedios naturais tem sua excelência

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO NO BRASIL - PRINCIPAIS CIDADES

O NORDESTE BRASILEIRO TURISMO " MARANHÃO"

BRASIL E SEU TURISMO