REMÉDIOS  CASEIRO

Resultado de imagem para IMAGENS DE PLANTAS MEDICINAISS

Sucos calmantes, compressas, infusões cicatrizantes e xaropes estão entre os remédios caseiros que podem ser preparados em casa com ervas medicinais.

É claro que sempre precisamos levar em conta o fato de que não se tratam de cura para males sérios, mas sim, podem solucionar situações de saúde mais simples e corriqueiras, e até ajudar em uma emergência.



Aprenda como preparar remédios caseiros com ervas medicinais

Malva - Infusão cicatrizante. Eficiente em gargarejos para dor de garganta e bochechos contra gengivite. Receita: ferva uma xícara de água, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa da planta fresca. A infusão deve descansar por dez minutos e ser usada ainda morna.
Capim-limão - Suco digestivo e calmante. Receita: faça um litro de limonada (água, suco de dois limões e açúcar a gosto) e acrescente uma xícara de chá de capim-limão. Bata bem e coe duas vezes para tirar o excesso de fibras cortantes.
Guaco - Xarope expectorante e broncodilatador. Ótimo para controlar tosses.
Receita: derreta 200 g de açúcar com cravo, canela e um limão (cortado em quatro, com casca). Acrescente 500 ml de água e sete folhas de guaco. Deixe apurar, apague o fogo e coloque uma colher de sopa de camomila. Coe a mistura e tome uma colher duas vezes por dia.
Hortelã - Água refrescante para enjoos. Receita: acrescente um maço de hortelã, rodelas de laranja e de limão-siciliano em um litro de água.
Boldo - Água digestiva, indicada para problemas hepáticos. Também dá realce à pele, se consumida por uma semana. Receita: para ½ copo de água gelada, coloque uma folha grande de boldo. Deixe descansar por dez minutos antes de ingeri-la.
Melissa - Infusão calmante. Receita: ferva um litro de água, desligue o fogo e acrescente duas partes de capim-limão, uma parte de melissa e ½ parte de manjericão. Espere dez minutos até consumi-la.
Arnica - Tintura ideal para aliviar as dores de contusões e torções. Receita: coloque 20 g de arnica em 100 ml de álcool e deixe descansar por dez dias. Armazene o concentrado em uma garrafa bem fechada e, quando necessário, dilua em ½ litro de água. Passe sobre a contusão. Importante: não use a tintura em feridas abertas.
Poejo - Compressa calmante, eficaz contra picadas de insetos. Receita: lave as folhas do poejo e coloque sobre as picadas. A planta alivia o incômodo da coceira.





CHÁ DE MARACUJÁ: COMO FAZER, COM GENGIBRE, BENEFÍCIOS



 Esta frutas exóticas tem propriedades curativas surpreendentes e seu aroma tem um efeito calmante forte. Sendo baixo teor em gordura e uma extraordinária fonte de vitamina A, vitamina C, ferro, fibra dietética, de potássio, hidratos de carbono e proteínas, maracujá pode preencher quase todas as necessidades dietéticas numa base diária. Mesmo suas sementes são comestíveis e altamente nutritivos..

Motivos para consumir a fruta ou o chá de maracujá não faltam! Você pode beneficiar-se na prevenção do câncer, cuidar da pressão arterial do cólon, dos olhos, aumentar a produção de sangue, curar anemia, facilitar a digestão, melhorar sua imunidade, cuidar da saúde vascular, melhorar a qualidade do sono, combater o colesterol ruim e até mesmo reduzir os sintomas da asma.

Receitas de chá de maracujá

1 . COM GENGIBRE E CANELA

Use a polpa de dois maracujás para 500 ml de água junto com um pedaço pequeno de gengibre e ½ canela em pau. Ferva tudo junto por aproximadamente dez minutos, coe e beba!

Resultado de imagem para IMAGENS DE RECIPIENTES COM CHAS

2 . SÓ COM CANELA

Para um litro de água, use a polpa de um maracujá e dois paus de canela. Leve ao fogo e aguarde começar a ferver, então marque dez minutos, coe e beba!

3. COM AS FOLHAS DE MARACUJÁ

Para uma xícara de água, uma colher de sopa de folhas de maracujá verde. Para preparar esta infusão, ferva a água, acrescente as folhas e tampe por dez minutos. Não se deve levar as folhas ao fogo. Coe e beba!

4. GELADINHO COM MAÇÃ

Este chá de maracujá com maçã pode ser servido gelado, o que quer dizer que mesmo no verão, ainda dá para aproveitar os benefícios da fruta!
Para a medida de quatro xícaras de chá de água, use um maracujá com tudo, polpa e casca e uma maça com casca. Corte as frutas em quatro partes, coloque na água e ferva em fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe fervendo por mais dez minutos. Coe e beba!

5. MAÇÃ, AÇÚCAR DERRETIDO, CRAVO E CANELA A GOSTO!

Para um litro de água, use um maracujá sem casca, uma maçã pequena, açúcar, canela e cravo a gosto. Derreta o açúcar em uma panela e acrescente a água antes que o açúcar queime. Mexa até dissolver tudo e então coloque os outros ingredientes. Deixe ferver por dez minutos. Consuma com as frutas ou, se preferir, coe o chá.

6. COM CANELA E GENGIBRE

Para três copos de água, use um maracujá médio, um pedaço médio de canela em pau, duas colheres de sopa de açúcar e um pedaço pequeno, de aproximadamente meio centímetro, de gengibre. Queime o açúcar com o gengibre picado em pedaços bem pequenos, até formar um caramelo. Acrescente água e canela e deixe ferver até reduzir um terço da água, ou seja, virar a medida de duas xícaras, adicione a polpa do maracujá, deixe ferver mais um pouco, coe e beba!

7. GENGIBRE, CANELA, MAÇÃ E CRAVOS

Para um litro de água, use 450 gramas de açúcar, uma pau de canela, três cravos, uma maçã com casca, dois ou três pedaços de gengibre, a polpa de dois maracujás e a casca de um. Derreta o açúcar junto com gengibre, cravo e canela. Ferva a água separadamente e acrescente ao açúcar derretido. Junte os maracujás e a maçã e ferva até que a maçã fique cozida. Coe o chá e é só beber!

8. FOLHAS SECAS DE MARACUJÁ, CAPIM CIDREIRA E CAMOMILA

Para 250 ml de água, use uma colher de chá das folhas de cada ingrediente. Ferva a água, acrescente as folhas, sem ir ao fogo, e tampe. Deixe descansar por cinco minutos. Coe e beba em pequenas porções durante todo o dia. Esta é uma receita super calmante!     
Benefícios das combinações de ingredientes no chá de maracujá
Para sempre ter os benefícios do chá de maracujá sem enjoar do sabor, as combinações são muito variadas, como você pode conferir nas receitas acima. O interessante é que você passa a contar não só com as propriedades do maracujá, mas dos outros ingredientes também.
O gengibre e a canela, por exemplo, são termogênicos, ou seja, ajudam a acelerar o metabolismo e serão eficientes para queimar gordura. Faça as combinações mais gostosas para você e aproveite o máximo dos chás!
Outras formas de consumir o maracujá
Claro que no período de frio, um chazinho é sempre bem vindo, mas em outras épocas do ano, você pode continuar a ter os benefícios do chá de maracujá, consumindo a fruta de outras formas.
Simplesmente comer a fruta já garante todas as melhorias que ela pode proporcionar. Nos chás, você alia a função calmante a outros ingredientes, que vão oferecer outras vantagens, como no caso dos termogênicos que auxiliam na perda de peso.
A casca do maracujá pode ser consumida junto com a comida, em forma de farinha, que fica ótima na tapioca, em pães e bolos, e também em sucos.
Já que muitas das receitas de chá de maracujá usam apenas a polpa da fruta, que tal aproveitar a casca para fazer a farinha, usar a fruta por completo e contar com todos os benefícios que ela pode trazer?
Por que fazer o chá de maracujá com a fruta e não comprar pronto?
A praticidade e facilidade parecem dominar nossa vida e pensar em comprar um maracujá para então preparar um chá não condiz com a realidade da falta de tempo e pressa que temos sempre.
Seria muito mais cômodo procurar alguma loja ou mercado que venda um pacotinho com pozinho mágico que mistura na água quente e está feito o chá! Porém, pense nas vantagens de consumir um chá que você mesmo escolheu o maracujá, é natural, não contém conservantes e não perdeu nenhum nutriente durante o processo de industrialização.
É natural e mais saudável!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO NO BRASIL - PRINCIPAIS CIDADES

O NORDESTE BRASILEIRO TURISMO " MARANHÃO"

BRASIL E SEU TURISMO