5 CHÁS CASEIROS, NATURAIS E MEDICINAIS PARA                             INFLAMAÇÃO NO ÚTERO





A inflamação do útero pode acontecer tanto na parte do endométrio, como também no colo do útero. O grande problema é que esse problema pode estar ligado desde a condições crônicas — como a endometriose — até casos mais graves, como uma doença sexualmente transmissível(DST) ou câncer de útero.
Se essa questão não for tratada corretamente, a infecção pode se espalhar e atingir os ovários e até mesmo causar infertilidade. Em alguns casos, a retirada do útero pode ser a única saída.
A melhor forma de evitar isso é justamente fazendo exames regulares junto de um ginecologista, que poderá dizer se está tudo bem ou não. Caso haja alguma inflamação, os remédios da natureza também podem ajudar.
Por isso, veja a seguir 5 chás para inflamação no útero e veja como eles podem ajudar.

1. CHÁ DE CARQUEJA


Alguns de seus efeitos foram estudados e comprovados pela ciência:
   .Conbate a inflamação ulterina
  • Combate à gastrite;
  • Redução do colesterol;
  • Controle do diabetes;
  • Combate à amigdalite, faringite, asma e bronquite asmática;
  • Eliminação de vermes intestinais;
  • Alívio de problemas gastrointestinais;
  • Combate à má circulação;
  • Combate ao reumatismo;
  • Eficaz nos regimes de emagrecimentos.


Ele também é uma bebida que age diretamente no útero. Sendo adstringente, favorece a realização de contrações uterinas, o que pode colaborar para expulsar ou diminuir os sintomas desse tipo de problema.


Contraindicações  

 Por causa de sua atuação ela não é recomendada, sob nenhuma hipótese, para gestantes — até porque, nesse caso, uma inflamação no útero requer o dobro de atenção. Ele também deve ser evitado por lactantes, hipertensos, diabéticos e pessoas com baixa imunidade.


Resultado de imagem para imagens planta carqueja
A carqueja é um ingrediente importante para quem está sofrendo com inflamação no útero. Em primeiro lugar, ele melhora a circulação sanguínea, o que ajuda a diminuir e a combater a infecção ao levar células de defesa com mais facilitada para a área afetada.


Receita do chá de carqueja

Resultado de imagem para imagens de folhas secas de carqueja para cha

Comece fervendo meio litro de água filtrada e, logo após o ponto de fervura, desligue o fogo. Imediatamente após, acrescente 10 gramas ou 2 colheres de sopa das folhas de carqueja. Tampe o recipiente por 10 minutos e, em seguida, coe e beba. A recomendação é de ingerir a cada 6 ou 8 horas

Resultado de imagem para imagens de folhas secas de carqueja para cha
outras  receita

A proporção é de 20g de folhas picadas para um litro de água. Coloque 20g de folhas picadas em um recipiente com 1l de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe esfriar e coe. Você pode tomar de três a quatro vezes ao dia.

Para algumas enfermidades, o preparo pode variar:

Para controle do diabetes, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas em 1 l de água fervente, com o fogo desligado. Deixe esfriar, coe e tome uma xícara de chá seis vezes ao dia. Quando estiver fazendo uso deste chá, controle rigorosamente os níveis glicêmicos, uma vez que ocorrem baixas significativas correndo o risco de provocar hipoglicemia.

Para reduzir o colesterol, a proporção é de 20g para 1l de água. A dose indicada é de uma xícara de chá quatro vezes ao dia.

Resultado de imagem para imagens planta tanchagem

O chá de tanchagem é outro entre os 5 chás para inflamação no útero por causa de suas propriedades adstringentes, favorecendo as contrações uterinas. Também é anti-inflamatório e analgésico, além de contribuir para a eliminação de toxinas por parte do organismo.

 O chá das folhas serve como cicatrizante; combate diarreia, problemas gastrointestinais e dores de dentes; desinflama os gânglios; faz parar o catarro dos brônquios e desinflama boca e garganta.   

As folhas como emplastro limpas e escaldadas em água fervente curam feridas, fístulas e hemorroidas  feridas ou úlceras são cicatrizantes e servem também contra lepra, mordida de cão e queimaduras. O chá morno também serve para banho de assento em caso de leucorreia (corrfim,ento  vaginal ).

 A infusão de folhas serve para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades.

. Além dos muitos benefícios oferecidos ao organismo, esse chá é tido como um grande aliado da pele, atuando no combate das acnes e na limpeza natural dos poros, eliminando agentes poluentes da pele.


Resultado de imagem para imagens planta tanchagem

Contribui para aumentar a imunidade  Pelo fato de as substâncias contidas na tanchagem inibirem a ação de agentes perigosos ao organismo, tais como bactérias, fungos, vírus, agentes poluentes etc., o consumo desse chá contribui para fortalecer as defesas imunológicas, tornando o organismo mais resistente a diversos tipos de doenças.

Em virtude das propriedades diuréticas dessa planta, o chá em questão contribui para eliminar o excesso de líquido do corpo, reduzindo o inchaço que muitas vezes é confundido com excesso de peÉ um excelente cicatrizante. Para aftas, esse chá em bochechos é um grande remé





  • atualizado: 

Tanchagem

A tanchagem é uma das plantas que se pode encontrar em qualquer jardim, beira de estrada, meio de campo ou até nos seus vasos plantados. Suas sementes voam, se espalham pelos passarinhos, e surge essa que é, talvez, uma das ervas mais medicinais de todas as plantas.


tranchagem

As folhas das Plantago são ricas em cálcio e outros minerais e vitaminas mas, especialmente, são ricas em vitamina K sendo seu uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas sangrantes, que ajudam a conter. As folhas tenras são agradáveis quando consumidas, frescas, em saladas e, as mais velhas, ficam melhor cozidas em sopas ou refogados. 

Caspa e outros problemas no couro cabeludo

Aplique chá de tanchagem no couro cabeludo e lave normalmente depois de uma hora.

Para picadas venenosas de insetos, aranhas, lagartas ou cobras

Aplique imediatamente um cataplasma de tanchagem, e, em seguida, lavar a área com chá da planta. Continue aplicando folhas maceradas, de tanchagem, até que a dor pungente desapareça. Segundo o conhecimento popular de séculos, a tanchagem “puxa” o veneno para fora do corpo, por isso se coloca o cataplasma e, em seguida, se lava o local com o chá.


Como preparar o chá de tanchagem

Resultado de imagem para imagens planta tanchagem

1. Lave as folhas escolhidas, seque-as e guarde-as em uma tigela com tampa. Prefira as folhas maduras que são mais ricas em princípios ativos curativos.
2. Ferva a água e despeje sobre as folhas na tigela, cubra com a tampa e deixe abafado até esfriar.
3. Coe o chá e guarde na geladeira por até duas semanas.

Você poderá usar este chá, também, para tratar processos de diarréia e sintomas de gripe e resfriado, úlceras de estômago, gastrite e outros processos inflamatórios gastrointestinais. Esta preparação é adequada para a lavagem de feridas, furúnculos e lesões acneicas, pele queimada, eczema e qualquer outra situação incômoda da pele e mucosas.

É indicado consumir 1 a 2 copos de chá ao dia. Você poderá adoçar o chá

COmo se faz a pomada de tanchagem



Este é um excelente medicamento para os primeiros socorros de cortes, contusões, picadas de insetos, alergias cutâneas, erupções de pele, urticárias e muitos outros casos. Se pode usar, e muito bem, na cura das assaduras de fraldas, dos bebês.

pomada de tanchagem














Um punhado de folhas de tanchagem, limpas e secas, picadas. Coloque em um pote de vidro, sobre estas coloque o óleo de coco e leve ao banho-maria até que derreta. Quando estiver derretido o óleo de coco, retire todas as folhas e, se quiser, acrescente a cera de abelhas. Veja todo o procedimento aqui (em inglês).
Colha as folhas de tanchagem em um dia seco e quente para que as folhas sequem bem depois de lavadas. Isso irá garantir que a pomada dure mais tempo, sem conservantes. Mas, guarde-a na geladeira, sempre.
Você poderá usar óleo de coco como base gordurosa desta pomada, pois este se solidifica à temperatura ambiente (se não fizer demasiado calor). Também poderá acrescentar cera de abelha, para que tenha uma consistência mas cremosa. Para usar no cabelo e couro cabeludo, para tratar caspa, por exemplo, faça a preparação com azeite de oliva ou óleo de rícino.

3. CHÁ DE CAVALINHA


A cavalinha (Equisetum arvense)cavalinha é uma planta medicinal originária das áreas pantanosas de quase todo o Brasil.
É uma planta medicinal também conhecida como rabo-de-cavalo, cola-de-cavalo, milho-de-cobra, cauda-de-raposa, cana-de-jacaré, erva-canudo, lixa-vegetal, dentre outros nomes populares. Pertence a família Equisetaceae.
cavalinha é uma planta medicinal conhecida, dentre outras utilidades, por seu efeito emagrecedor, já que ajuda a desinchar e queimar gorduras. Dentre suas propriedades, destacam-se as funções adstringente, diurética, anti-inflamatória e desintoxicante, que são capazes de tratar inúmeras condições, além da alta concentração de potássio e cálcio

Resultado de imagem para imagens da planta medicinalcavalinha

É possível consumir a planta por meio de um chá .


Benefícios do chá de cavalinha para o nosso organismo


 Combate a retenção de líquido

A retenção de líquido é uma condição caracterizada pelo acúmulo de água no organismo, que causa inchaço no corpo. O chá de cavalinha ajuda a combater o problema porque promove a eliminação desse líquido em excesso através da urina, graças à sua propriedade diurética.
Entretanto, ao usar a bebida é importante tomar bastante água como forma de evitar uma desidratação, já que estará estimulando o corpo a eliminar água.



Aceleração do metabolismo

Pode ser utilizada como auxiliar em dietas para emagrecer graças ao seu efeito de aceleração do metabolismo. Quando o metabolismo funciona de maneira mais rápida, o processo de queima de calorias e gorduras torna-se mais eficiente.  

Nao dá para confiar somente no consumo do chá de cavalinha para eliminar os quilinhos em excesso.Porém, para alcançar tal objetivo ainda é necessário seguir uma dieta equilibrada, nutritiva, controlada e saudável, além de praticar atividades físicas com regularidade.

 cha cavalinha emagrece

Além do poder emagrecedor, a erva natural possui diversos componentes que trazem inúmeros benefícios ao seu organismo


  • Função diurética
  • funções adstringente
  • anti-inflamatória
  • desintoxicante
  • Perda de gordura
O chá de cavalinha deve ser feito diretamente da erva natural e também pode ser utilizado como remédio fitoterápico para tratar diversos problemas do corpo.
  • Dores de cabeça e febre
  • Cistite
  • Pressão alta
  • Retenção de líquidos e inchaço
  • Osteoporose e reumatismo
  • Anemia
  • Menstruação excessiva
  • Estresse e ansiedade
  • Úlcera
  • Pedra nos rins e na vesícula

Unhas e cabelos

A planta medicinal ainda está associada aos benefícios de fortalecimento e crescimento das unhas e dos cabelos.

 Misturar duas colheres de chá da erva seca com um copo de água e mergulhar as unhas dentro da mistura é uma forma de tratar unhas frágeis e quebradiças.
A sílica presente na cavalinha pode auxiliar a saúde dos cabelos  casos de queda capilar e pontas duplas.
Acredita-se ainda que tomar o chá da planta e usar shampoos feitos à base do extrato de cavalinha ajuda a rejuvenescer, nutrir, fortalecer e dar brilhos aos cabelos que sofrem com caspa


Ação antioxidante


Cvalinha uma fonte natural de antioxidantes.
A ação antioxidante é importante para o organismo humano porque combate a ação dos radicais livres, substâncias malignas que causam doenças como o câncer e promovem o envelhecimento.

Resultado de imagem para imagens da planta medicinalcavalinha

 Propriedade anti-inflamatória

.
A ação anti-inflamatória da cavalinha está associada ao alívio da dor e auxílio à diminuição ou prevenção do sangramento causados por hemorroidas.


 Atividade antimicrobiana

A avalinha possui um óleo essencial que comporta 25 componentes que fornecem ação antimicrobiana contra algumas variedades de germes e fungos.

Sua ação antimicrobiana, ao lado de seu efeito anti-inflamatório, também pode auxiliar em relação à irritação e eliminação do pus causados por furúnculos, carbúnculos (infecção de pele de origem bacteriana, que geralmente atinge a nuca e as costas) e feridas. Para isso, é necessário utilizar a cavalinha em compressas e pomadas.


 Memória e cognição


 o chá de cavalinha pode ajudar a melhorar a memória e a cognição tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Acredita-se que o efeito seja possível por conta da ação antioxidante da planta medicinal.

 Osteoporose

Uma mistura de cálcio com cavalinha pode auxiliar em relação à densidade óssea. A mistura já foi utilizada na Itália para prevenir fraturas melhorar o fortalecimento dos ossos.

Acredita-se que o efeito esteja associado com o alto teor de silício encontrado na planta. O consumo do composto por meio de alimentos já foi relacionado ao efeito de aumento da densidade mineral dos ossos em homens e mulheres na fase da pré-menopausa.

 Bronquite, tosse, resfriado e gripe


Tomar o chá de cavalinha pode auxiliar a tratar problemas como bronquite, tosse seca, obstrução nasal e alterações na temperatura do corpo, associadas a gripes e resfriados.

Acredita-se que inalar o vapor da bebida pode reduzir a obstrução nasal e que a ingestão do chá de cavalinha duas a três vezes por dia contribui com o tratamento da tosse e outros problemas respiratórios.

 Amigdalite, gengivite e feridas bucais


Um enxaguante bucal feito com chá de cavalinha pode auxiliar o tratamento de amígdalas inflamadas, sangramentos nas gengivas e feridas bucais. A indicação é fazer o gargarejo com o enxaguante bucal durante um a três minutos.

4. CHÁ DE MENTA

 Também conhecida por Hortelã, essa erva é encontrada em todo o país, sendo que sua origem é a Europa meridional.

Seu impacto sobre o sistema digestivo é formidável, mas esse não é o único benefício que esse chá nos oferece.

Resultado de imagem para fotos de cha

alguns dos benefícios do chá de menta, que talvez você ainda não conheça.


Problemas respiratórios

Como antiespasmódico, ajuda com a sensação irritante que provoca o desejo de tossir e que agrava a situação respiratória. Ao relaxar, os músculos da garganta e o peito, pode eliminar os sintomas do resfriado e da gripe.


Níveis de estresse

A natureza sedativa e antiespasmódica natural do mentol faz com que ele seja muito bom para aliviar a tensão mental. Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, pode reduzir a pressão arterial e a temperatura corporal, nos permitindo descansar e relaxar.
Resultado de imagem para imagens de estress

Perda de peso

aroma da menta e alguns de seus componentes orgânicos podem realmente eliminar o apetite. Cheirar a menta pode ajudar a evitar a alimentação exagerada e, posteriormente, a obesidade.

Reduz o estado febril

O efeito fresco do mentol, que esse chá contém como componente principal, causa suor externo que, por sua vez, esfria o corpo internamente. Essencialmente, isso acaba com a febre e pode reduzir inflamações e problemas associados.

Saúde digestiva

Esta deliciosa bebida é considerada um poderoso carminativo, o que significa que ajuda a mover o gás que se acumula no corpo e causa inchaço, cólicas e mal estar estomacal.
também estimula o fluxo da bile para aumentar a velocidade e eficiência da digestão, e promove os movimentos intestinais saudáveis. Além de carminativo, também é analgésico, já que reduz dores associadas a cólicas, distensão abdominal e indigestão.
Todo esse potencial é devido seus efeitos calmantes sobre o intestino e os músculos lisos do trato digestivo. A diarreia, a síndrome do intestino irritável e a prisão de ventre melhorarão com esse chá.

Resultado de imagem para fotos de cha 

Náuseas e vómitos

O chá de menta é antiespasmódico, por isso reduz as possibilidades de vômitos e náuseas, inclusive, ajuda quando viajamos de barco ou avião e o movimento nos provoca enjoos.
Sua qualidade anti-inflamatória é outro dos benefícios do chá de menta, já que pode fazer o estômago retornar a sua normalidade.

Mau hálito

O forte sabor mentolado e seus elementos antibacterianos matam os germes que podem causar halitose, enquanto o mentol se encarrega do mal cheiro, deixando o hálito fresco e limpo.

Sistema imunológico

O chá de menta, graças as suas propriedades antibacterianas, pode prevenir nosso corpo contra doenças. Além do mentol, o chá de menta tem oligoelementos da vitamina B, potássio, antioxidantes e cálcio, o que pode ajudar na absorção de nutrientes do corpo para combater as enfermidades.
Resultado de imagem para fotos pessoa com problemas respiratorio 

Sistema imunológico

O chá de menta, graças as suas propriedades antibacterianas, pode prevenir nosso corpo contra doenças. Além do mentol, o chá de menta tem oligoelementos da vitamina B, potássio, antioxidantes e cálcio, o que pode ajudar na absorção de nutrientes do corpo para combater as enfermidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO NO BRASIL - PRINCIPAIS CIDADES

BRASIL E SEU TURISMO

O NORDESTE BRASILEIRO TURISMO " MARANHÃO"